12/07/2019

Vaca dá à luz a trigêmeos no interior de Serafina Corrêa

Vaca dá à luz a trigêmeos no interior de Serafina Corrêa

 

Caso ocorreu na propriedade de José Carlos Ziliotto, produtor de leite associado à Dália Alimentos

 

O nascimento de trigêmeos bovinos na propriedade do associado à Dália Alimentos, José Carlos Ziliotto, de Linha Moreira César, interior de Serafina Corrêa, chamou a atenção de toda a comunidade pelo ineditismo do fato. No início do mês de julho, uma das vacas do plantel deu à luz a duas fêmeas e a um macho. O produtor possui um rebanho constituído por 80 animais, sendo 20 animais entre terneiras e novilhas, cinco vacas secas e 47 vacas em lactação, com uma produção diária de 1.165 litros de leite. Segundo ele, foi a primeira vez que fato igual ou similar ocorreu na propriedade.

Conforme o médico veterinário da Dália Alimentos, Luciano Martins Redü, o caso é raro. “Para se ter uma ideia, em um rebanho de dois mil animais em controle leiteiro, apenas 3% registram casos de partos gemelares ou de trigêmeos durante o ano todo. Em outra situação podemos citar que 95% dos partos em fêmeas bovinas são de filhos únicos e que apenas 5% correspondem a partos gemelares, com mais de um indivíduo por gestação”.

Redü atribui a peculiaridade a diversos fatores, tais como: à inseminação artificial em tempo fixo, bastante praticada, com a utilização de hormônios visando simular um novo ciclo sem detectar cio, minimizando o tempo de conceber novamente; a pré-disposição genética de alguns indivíduos, sendo comum nestes casos o animal ter vários partos ao longo dos anos, inclusive partos gemelares, pois a vaca ovula e fertiliza dois ou mais óvulos. Outra pré-disposição consiste no estresse térmico, quando há maior ocorrência de ovulações duplas.

Entretanto, o médico veterinário alerta para o cuidado com a sanidade da vaca ao parir gêmeos ou mais filhos, além do desgaste físico que o animal sofre em gestações com essa característica. “Em casos de gêmeos ou mais crias, quando um for macho e o outra fêmea, comumente o macho se desenvolverá mais rapidamente e os hormônios, a testosterona, em 80% dos casos, prejudicará a fêmea em seu desenvolvimento fetal, causando problemas de fertilidade devido à má formação do trato reprodutivo”.

 

Legenda: Ziliotto e esposa com a vaca e os trigêmeos

Fotos: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa